Como Desenvolver Hábitos Saudáveis

como ter hábitos saudáveis

“Já estou fora da minha dieta, pulei a aula de ginástica, comi batatas fritas e peguei o jantar em um restaurante fast food”, ela murmurou.

Como as melhores intenções, as resoluções mais fortes e as convicções mais firmes podem cair tão rapidamente no esquecimento?

Somos simplesmente fracos e auto sabotadores?

Por que é tão difícil formar hábitos saudáveis, especialmente quando somos mulheres profissionais ocupadas e sabemos que um plano de saúde bem-sucedido depende da adoção de hábitos saudáveis ​​e boas intenções.

Existe alguma coisa que podemos fazer para realizar as mudanças saudáveis ​​e desenvolver os hábitos saudáveis ​​que desejamos?

Sim!

Entendendo o que é um hábito e como ele se forma.

O que é um hábito?

Um hábito é algo que você faz com frequência ou regularmente.

O que você pode não saber é como esses hábitos se formam no cérebro.

Como os hábitos são formados?

Em 2012, Charles Duhigg publicou O Poder do Hábito.

Nele, o autor explora a neurociência por trás de por que fazemos o que fazemos.

O que os neurocientistas descobriram é:

· Nossos comportamentos de criação de hábitos remontam a uma parte do cérebro chamada gânglio basal.

· Nosso processo de tomada de decisão segue o córtex pré-frontal.

Duas partes separadas do cérebro.

Os gânglios basais, perto do centro do crânio, são onde as emoções, as memórias e o reconhecimento de padrões se desenvolvem.

De uma perspectiva evolucionária é uma das partes mais antigas do nosso cérebro.

O córtex pré-frontal, a área logo atrás da sua testa, é onde o pensamento se origina.

De uma perspectiva evolucionária, é uma das partes mais novas do nosso cérebro. Neurologicamente, o que acontece é que a maioria dos comportamentos se origina no córtex pré-frontal como pensamento. Então, quando um comportamento se torna um hábito, ele se move para os gânglios basais, onde é automatizado. Agora que você sabe o que está acontecendo no cérebro, é hora de apresentá-lo ao ‘loop de hábitos’.

Apresentando o loop de hábitos.

O laço de hábitos é um ciclo neurológico que governa qualquer hábito. Consiste em três componentes:

· Sugestão

· Rotina

· Recompensa

Entender esses componentes é o que ajuda mulheres profissionais ocupadas a mudarem hábitos pouco saudáveis ​​para hábitos saudáveis.

Vamos examinar cada parte do loop de hábitos:

1. Sugestão

Há uma sugestão ou gatilho que diz ao seu cérebro para entrar no modo automático e deixar um comportamento se desdobrar. É o estímulo ou experiência que inicia o ciclo de hábitos.

Exemplo do Poder do Hábito: Há uma mulher que não consegue parar de roer as unhas, embora isso cause muita dor e constrangimento. Quando perguntada por um terapeuta quando ou por que ela começa a morder, ela descreve uma sensação de formigamento na ponta dos dedos. Essa sensação é a dica.

O primeiro passo para mudar um hábito é tomar consciência da sugestão.

2. Rotina

Este é o comportamento em si que nós pensamos como o hábito.

Exemplo do Poder do Hábito: Quando a mulher que morde as unhas fica entediada e sente um formigamento nas pontas dos dedos, seu antigo comportamento era começar a esfregar as pontas dos dedos, sentindo-se por inchaços ou bordas. Quando ela encontrava uma, ela mastigava e, no piloto automático, mastigava cada unha da mão até que as unhas estivessem completamente lisas ou completamente removidas.

O segundo passo na mudança de um hábito é reprogramar o hábito não saudável de fazer algo que seja mais saudável.

Quando a mulher sentiu a sensação de formigamento (sugestão), ela substituiu roer as unhas esfregando os dedos no braço ou na mesa.

Essa simples mudança de roer as unhas até esfregar as pontas dos dedos em outra superfície foi o suficiente para criar um novo caminho neural em seu cérebro.

3. Recompensa

Isso é algo que seu cérebro gosta e que ajuda a lembrar e codificar o novo laço de hábitos no futuro.

Exemplo do Poder do Hábito: Depois de uma semana sem roer as unhas, ela se recompensou com uma manicure.

O terceiro passo para mudar um hábito é recompensar seu novo hábito saudável.

“Parece ridiculamente simples, mas uma vez que você está ciente de como o seu hábito funciona, uma vez que você reconhece as pistas e recompensas, você está a meio caminho para mudar isso. Parece que deveria ser mais complexo. A verdade é que o cérebro pode ser reprogramado. Você só precisa ser deliberado sobre isso “. De acordo com o pesquisador de modificação comportamental Dr. Nathan Azrin.

Ainda assim, permanece uma pergunta incômoda: por que as pessoas retornam a seus hábitos não saudáveis?

É por causa dos gânglios basais. Armazena memórias. Portanto, as vias neurais não são apagadas. Eles permanecem.

É por isso que você ouve as pessoas dizerem: “Opa, eu esqueci e voltei aos meus velhos hábitos”.

5 dicas para o sucesso

A melhor maneira para mulheres profissionais ocupadas mudarem um hábito não saudável é substituí-lo por um novo. Dessa forma, seu cérebro cria novos caminhos neurais, permitindo que você use esses hábitos.

Aqui estão cinco fatores de sucesso que ajudarão seus novos hábitos.

1. Se você quiser fazer hábitos saudáveis, deve amar seus hábitos. E você faz isso primeiro amando a si mesmo.

2. Quando você decidir mudar um hábito, certifique-se de escolher seus pensamentos e atividades diárias a partir de um lugar de amor, não de autocrítica.

É tão fácil cair em si mesmo por voltar aos caminhos neurológicos que não são saudáveis. Lembre-se, a mudança é um processo. Dê um passo de cada vez. Alimente-se ao longo do caminho e os hábitos saudáveis ​​logo serão automáticos.

3. Mantenha-se focado nos resultados positivos desejados.

Mudar um hábito requer a substituição da rotina antiga por uma nova. Às vezes isso parece estranho porque há passos desconfortáveis ​​a serem tomados ao escolher novas ações que se desenvolvem em hábitos que lhe servem melhor. Mantenha o foco.

4. Você experimentará uma sensação deliciosa quando se recompensará cada vez que fizer uma escolha saudável. É assim que sua neurologia aprende a codificar um novo padrão para o futuro.

Essa onda de alegria irá motivá-lo a escolher os hábitos de saúde de novo e de novo. E você começará a ver resultados saudáveis.

5. Quando você ama seus hábitos, seus novos hábitos trarão os resultados desejados. Seus resultados desejados virão, portanto, do seu lugar de amor.

Audrey Hepburn disse melhor: “A beleza de uma mulher deve ser vista em seus olhos, porque essa é a porta de entrada para seu coração, o lugar onde o amor reside”.

Quando se trata de manter hábitos saudáveis, é preciso mais do que resoluções fortes e convicções firmes.

Para criar um novo hábito que leva a um plano de saúde bem-sucedido, você precisa saber como os hábitos se formam no cérebro.

Para ler mais sobre o universo feminino clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *